Projeto ECO

eco1Introdução

A irresponsabilidade com o meio ambiente e o clima do planeta há muito ultrapassou o limite do aceitável.

As sociedades do passado viveram em um planeta pouco populoso e com abundância de recurso. A nossa sociedade, hoje, precisa compreender que a forma com que estamos tratando nosso planeta, com violentas agressões à natureza, começa a causar transformações que permanecerão e se agravarão para as sociedades futuras, que contarão com um número muito maior de pessoas e um número muito menor de recursos naturais disponíveis.

Objetivo

O “Projeto ECO” do COC Santa Rosália, tem como objetivo a conscientização dos alunos, professores, funcionários e a população sobre a preservação, o desperdício e a forma adequada de utilização da água e outros recursos naturais, além de práticas de responsabilidade social, incentivando ações que possam contribuir na formação de um cidadão consciente.

Também temos como meta promover as práticas de desenvolvimento sustentável no colégio, com ações efetivas de sustentabilidade.

Datas

O projeto teve início em Julho de 2011 e será contínuo.

Quem participa

Todos os alunos, funcionários, professores e a comunidade fazem parte do desenvolvimento e implementação das ações.

AÇÕES DIRETAS

Coleta seletiva

Em todo o Colégio COC Santa Rosália foram implantados recipientes para coleta seletiva, com isso incentivaremos a reciclagem de lixo e a preservação do meio ambiente.

As cores padrão internacional de coleta seletiva são: verde para vidro, azul para papel, amarelo para metal e vermelho para plástico.

O colégio também realizou uma parceria com as Secretarias municipais de Meio Ambiente e Parcerias para através da cooperativa de reciclagem de lixo ativar a coleta periódica.

A Cooperativa responsável pela coleta seletiva da região é a “Reviver”.

Torneiras econômicas

Para evitar o consumo excessivo de água foram instaladas no colégio COC Santa Rosália torneiras automáticas.

Caneca Ecológica

Outra ação que todos os colaboradores do colégio participam efetivamente é o Programa da Caneca Ecológica. Com o objetivo de diminuir a utilização de copos plásticos, o COC Santa Rosália presenteou todos os seus professores e colaboradores com uma bonita caneca de porcelana.

canecasite

Cartilha de preservação do Meio Ambiente

O COC Santa Rosália desenvolveu uma cartilha com pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença no meio ambiente. Em seu conteúdo existem dicas sobre energia, água e meio ambiente.

A cartilha é distribuída gratuitamente para todos os alunos, professores e colaboradores do colégio, além da comunidade em geral.

Ecobag

O COC Santa Rosália distribuiu uma ECOBAG para todos os alunos, pais de alunos, professores e funcionários com o objetivo de economizar sacolas plásticas no transporte de produtos de supermercados, farmácias e outros estabelecimentos.

ecobagsite

Papel reciclado

O COC Santa Rosália utiliza papel reciclado em todos os departamentos.

Mês da Consciência Verde

Foi incluído no calendário pedagógico do colégio, um mês no ano que será chamado de “Mês da Consciência Verde”. Neste ano de 2011, acontecerá em Setembro.

Neste mês são desenvolvidas atividades relacionadas com a sustentabilidade em todas as séries de maneira mais intensa.

No dia da abertura do mês da Consciência Verde todos os alunos, professores e funcionários podem vir com camiseta, agasalho ou lenço verde.

Plantio e distribuição de árvores

O Colégio COC Santa Rosália firmou uma parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, para realização de oficinas de plantio no colégio e distribuição de mudas para alunos e comunidade.

A distribuição ocorre em um dia pré-agendado e divulgado no site do colégio.

Palestras educativas e atividades pedagógicas

Constantemente são feitas palestras educativas e atividades pedagógicas para alunos e funcionários do colégio envolvendo o tema sustentabilidade.