Ensino Fundamental I

Orientação

31/08/2018

Orientação postural

A fisioterapeuta Laura Grohmann, da Theros, realizou uma aula muito interessante e importante com os alunos do 1º ao 5º anos do COC Sorocaba- Santa Rosália, em que passou diversas dicas sobre postura que podem ser muito importantes para evitar futuros problemas na coluna.

“Foi um bate-papo muito legal e eles me receberam super bem. À medida em que fui falando o que é certo e o que é errado fazer em relação à postura, muitos deles já foram identificando que eles e os coleguinhas fazem posturas incorretas e começaram a perceber que os pais fazem isso também. Legal dar essa consciência pra eles”, pontua a fisioterapeuta.

Laura, que é mãe de dois alunos que estudam no colégio, ressalta que as famosas dores nas costas afetam muitas pessoas e esse problema tem surgido cada vez mais cedo.

Mas se tomarmos mais consciência de nossa postura nos afazeres do dia a dia, desde crianças, evitaremos problemas no futuro.
Segundo Laura, a prática de exercícios físicos é fundamental para manter uma boa estrutura muscular, o que impacta diretamente na coluna. Por isso, fazer atividade física deve ser um hábito para a vida toda.

Entre outras dicas que Laura passou aos alunos estão: usar sempre um calçado confortável, revezar entre ficar sentado, em pé e em movimento, e a maneira correta de sentar na cadeira: coxas paralelas ao solo e joelhos dobrados (a coluna deve permanecer sempre reta, sentindo a lombar – parte de baixo da coluna – bem encostada no assento).

A fisioterapeuta também ressalta a necessidade de dar atenção especial à mochila, que pode ser uma das vilãs da postura. O peso da mochila nunca deve passar de 10% do peso da criança. As alças não podem estar muito longas e a mochila não deve ultrapassar os quadris. E atenção: não se deve carregar a mochila apenas de um lado do ombro, mas sempre distribuída nos dois.

Laura também falou sobre o uso do celular, que pode estar totalmente ligado à má postura se não tomarmos cuidado. A fisioterapeuta dá a dica: repare como fica seu pescoço quando está usando o aparelhinho: curvado pra baixo? Pois é aí que mora o problema. Laura dá a dica: ao usar o celular mantenha o pescoço reto e evite flexionar muito os braços. Ou seja, tente manter o celular na altura dos olhos.

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