Eletivas Ensino Médio

Eletivas Ensino Médio

No ensino médio, os questionamentos a respeito das carreiras profissionais que os alunos desejam seguir vêm à tona e o novo projeto do COC Sorocaba – Santa Rosália será muito importante para auxiliar os estudantes nessa busca.

Trata-se da oferta de disciplinas eletivas ao ensino médio, em que os alunos terão uma excelente oportunidade de melhor analisar e vivenciar sua área de interesse de estudo, de trabalho e também no âmbito pessoal.

As disciplinas ofertadas terão duração de 1 semestre e abrangem todas as áreas como Exatas, Humanas, Biológicas e Bem-estar.

Como exemplo podemos citar  Microbiologia Aplicada, Empreendedorismo, Artes Cênicas, Automação, Robótica, Desenvolvimento de Games, Yoga, Slackline dentre outras.

Habilidades, Prática e Desenvolvimento

As aulas, que são gratuitas, ocorrem no período da tarde. Através delas, os estudantes poderão desenvolver habilidades e adquirir conhecimentos além da grade curricular. As disciplinas eletivas enfocam no caráter prático do conhecimento.

Não há avaliação por notas e o objetivo é que os estudantes possam experimentar na prática – para saber se desejam prosseguir os estudos na determinada área ou não – um pouco daquilo que cada disciplina propõe. Os professores, nesse caso, serão como orientadores dos alunos nessas novas descobertas.

Vale ressaltar que a ofertas das disciplinas eletivas já está alinhada com as principais mudanças propostas com a reforma do ensino médio, que propõe flexibilidade às disciplinas, permitindo ao estudante aprofundar conhecimentos de acordo com seus interesses e aptidões.

Embora essas mudanças não estejam presentes oficialmente na estrutura do sistema atual do ensino médio (dependem ainda da conclusão da BNCC – Base Nacional Comum Curricular), o COC Sorocaba – Santa Rosália antecipando-se às mudanças, inseriu algumas disciplinas eletivas para o ensino médio, possibilitando que essa transição ocorra de maneira gradativa e os alunos já comecem a entender esta nova proposta.